Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assinado termo de compromisso sobre extração de areia no Rio Jacuí

    Um termo de compromisso, assinado nesta terça-feira (11), no Palácio Piratini, entre Governo do Estado, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual institui uma série de medidas, de médio e longo e prazo, que tratam de mudanças nos critérios de licenciamento e fiscalização da extração de areia no Rio Jacuí. As medidas foram elaboradas seguindo critérios técnicos e visam à preservação do meio ambiente e da cadeia produtiva. O presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, salientou que caberá ao Tribunal de Contas solicitar, quando da fiscalização de obras públicas, a comprovação da origem da areia utilizada. Também compete ao TCE-RS dar conhecimento, aos demais signatários do termo de compromisso, das irregularidades constatadas no processo de fiscalização, sem prejuízo de outras providências e deliberações. "O Tribunal é um ente de Estado e, portanto, tem a responsabilidade com esse tema da extração de areia, que está diretamente conectado com as obras públicas realizadas em território gaúcho", enfatizou.

    O termo prevê a revisão das licenças e o respeito da distância mínima de 50 metros da margem para atuação das dragas, entre outras restrições. Também está prevista a implementação de uma cerca eletrônica, que desligará automaticamente a bomba de sucção, caso a embarcação não respeitar a distância legal. Outra medida refere-se aos estudos de batimetria do solo do rio, obrigação que as mineradoras terão que providenciar a cada seis meses.

    O termo foi assinado pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, pelo procurador-geral do MP, Eduardo Lima Veiga e pelo presidente do TCE, Cezar Miola. Na próxima sexta-feira, o documento será levado ao conhecimento do Poder Judiciário.

    João Silvestre - Assessoria de Comunicação Social

    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações63
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assinado-termo-de-compromisso-sobre-extracao-de-areia-no-rio-jacui/100557805

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)