Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE-RS discute ensino da cultura afro-brasileira nas escolas

    Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (19) com o procurador estadual Jorge Terra e a advogada Tatiana Rodrigues, membros do Grupo de Trabalho 26-A, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) definiu estratégias para o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que passou a vigorar através da Lei 10.639/2003.

    O dispositivo, por meio do artigo 26-A, determina a obrigatoriedade do ensino transdisciplinar sobre a história e cultura afro-brasileira por parte das escolas de ensino fundamental e médio. A alteração na LDB completa 11 anos em janeiro de 2014 e, de acordo com o procurador estadual, ainda há muita dificuldade na aplicação do artigo. “Em sua essência, essa norma prevê uma refundação da sociedade a partir do conceito, e não do preconceito”, ressalta Terra.

    A partir de fevereiro de 2014, o TCE-RS começará a aplicar o planejamento elaborado para o cumprimento da norma. Um ofício será expedido a todos os municípios do estado, serão realizadas capacitações aos gestores da área de educação e, também, aos auditores da Corte para futuras fiscalizações. O procurador Terra afirmou que buscou o apoio do Tribunal devido ao engajamento da instituição. “A ação do TCE-RS é diferenciada, pois não se tem notícia de outra Casa que esteja tão empenhada na aplicação deste artigo.”

    Participaram do encontro o presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, o diretor de Controle e Fiscalização, Leo Richter, o diretor da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena, Sandro Bergue, o assessor da Presidência Victor Hofmeister e os auditores públicos externos Fernando Wobeto e Gilson Hansen.

    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-rs-discute-ensino-da-cultura-afro-brasileira-nas-escolas/112265575

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)