Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prazo de atualizações para Prêmio Boas Práticas de Transparência termina em 15 de agosto

    O prazo para atualizar o sistema SISCAD para participar do Prêmio de Boas Práticas de Transparência na Internet, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), termina em 15 de agosto. Não é necessário fazer inscrição, mas é preciso que as informações estejam atualizadas para garantir que as páginas dos Executivos e Legislativos municipais sejam corretamente avaliadas.

    A premiação consiste na concessão de um diploma de menção honrosa e na disponibilização de um selo digital para os sites. Os 20 critérios de avaliação desenvolvidos pretendem verificar o atendimento às disposições da Lei Complementar nº 131/2009 e da Lei de Acesso a Informacao (LAI). Entre os que reproduzem exigências expressas das leis, estão os referentes à disponibilização de informações organizacionais, como endereços e telefones das unidades, e os que tratam sobre licitações, contratos celebrados e registros das despesas.

    O regulamento também prevê a atribuição de pontuação aos sites que fornecerem informações relativas às atividades fins do poder público avaliado, a exemplo das ações de saúde, educação e saneamento básico, identificarem os veículos e os imóveis que compõem o patrimônio da instituição, bem como divulgarem a relação nominal de seus servidores públicos e da respectiva remuneração. Ao estabelecer tais quesitos, em especial o relacionado à divulgação de vencimentos, o TCE-RS teve por objetivo valorizar medidas adotadas pela administração pública com o propósito de diminuir a opacidade na gestão governamental, em outras palavras: buscou enaltecer as boas práticas de transparência.

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) publicou a Instrução Normativa (IN) que regulamenta o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. A normativa detalha os critérios da premiação que será conferida nas categorias abaixo e acima de 10 mil habitantes.

    A avaliação dos sites ocorrerá entre os dias 01 de setembro e 15 de outubro e a divulgação dos resultados está prevista para o mês de novembro. O Prêmio faz parte da campanha “Transparência, faça essa ideia pegar”, lançada pelo TCE-RS em maio, com o objetivo de estimular a população a usar os instrumentos da LAI e de sensibilizar os gestores públicos.

    Para atualizar o sistema SISCAD basta que o responsável operacional (servidor indicado ao TCE-RS pelo prefeito) siga os seguintes quatro passos:

    1 - acessar, com seu certificado digital, o link

    http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/jurisdicionados/sistemas_controle_externo/siscad

    ;

    2 - clicar em “Acesso ao SISCAD” e, na tela seguinte, em “Cadastro do Órgão”;

    3 - preencher o campo “Página da Internet” (não preencher com o e-mail);

    4 - clicar em “Aplicar Alteração”.

    Caso a Prefeitura e/ou a Câmara Municipal hospedem suas informações no site de outra instituição, será necessário digitar, no campo “Página da Internet”, o endereço do portal dessa instituição, para garantir que ela seja corretamente avaliada.

    Acesse aqui o regulamento do Prêmio.

    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prazo-de-atualizacoes-para-premio-boas-praticas-de-transparencia-termina-em-15-de-agosto/129905328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)