Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCU examina governança na administração pública

    O Tribunal de Contas da União (TCU) irá traçar o perfil de governança pública e gestão das aquisições em órgãos e entidades estaduais e municipais. O estudo é o resultado de Acordo de Cooperação Técnica firmado com Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) e irá propiciar intercâmbio entre os jurisdicionados, o TCE-RS e o TCU.

    O prazo para o cadastramento dos jurisdicionados foi ampliado para o dia 19 de setembro, sendo que as respostas ao Tribunal de Contas da União, responsável pela compilação e detentor da metodologia do projeto, poderão ser enviadas até o dia 30 de setembro. Deverão responder ao questionário do TCU as Prefeituras e Câmaras Municipais, o Governo do Estado e suas respectivas secretarias, além do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça Militar e Defensoria Pública do Estado. Em Porto Alegre, também as secretarias municipais poderão responder ao questionário.

    A governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à implementação de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

    Para o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a pesquisa realizada pelo TCU com o apoio do Tribunal de Contas do estado será um instrumento estratégico para a gestão pública. “A atuação sistêmica dos órgãos de controle externo oferece com este trabalho uma oportunidade para o aperfeiçoamento da administração pública. Os gestores saberão, com maior profundidade e abrangência, em que sentido deverão agir para um melhor desempenho”, concluiu.

    Yngrid Lessa - Assessoria de Comunicação Social

    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcu-examina-governanca-na-administracao-publica/140238007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)