Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE-RS presta contas sobre gestão 2011-2014 em Audiência Pública

    As ações que nortearam a administração do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (18), durante audiência pública de prestação de contas, realizada no Plenário Gaspar Martins. O presidente da Instituição, Cezar Miola, seguido pelos diretores da Casa, destacou os avanços alcançados durante a gestão no período de 2011 a 2014, tendo como base as áreas da transparência, modernização, fortalecimento do controle externo, qualificação dos servidores e agentes políticos e diálogo com a sociedade.

    A audiência pública, de acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, teve por objetivo apresentar à sociedade o trabalho realizado pela Instituição. “A prestação de contas , também por parte do órgão imbuído da missão de fiscalizar, é fundamental. Quem fiscaliza e realiza o controle deve também fornecer o exemplo”, disse.

    O diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, afirmou que o TCE-RS vem investindo em tecnologia para aperfeiçoar a fiscalização estratégica. “A utilização da inteligência artificial e das redes de controle para direcionar as auditorias potencializam as nossas ações”, destacou.

    Para o diretor de Controle e Fiscalização, Leo Richter, nos últimos três anos, as ferramentas de fiscalização foram aprimoradas e houve uma ampliação da análise qualitativa dos gastos. “O TCE-RS tem exercido o controle externo com foco no objetivo de avaliar a efetividade das políticas públicas. Assim, podemos produzir resultados mais impactantes em favor da sociedade”, afirmou.

    O reforço na área da fiscalização com a recomposição do quadro de pessoal e criação de novas vagas na área técnica foi ressaltada pelo diretor administrativo, Sandro Borba. “Buscando manter a qualidade no exercício das nossas atividades, admitimos 118 novos auditores públicos e 66 oficiais de controle externo, além de realizarmos concurso público e nomeação de cinco conselheiros substitutos”, disse.

    No encerramento da audiência, o diretor da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena, Sandro Bergue, apresentou os resultados obtido pelos programas de treinamento de servidores e agentes políticos. “A administração pública tem entre seus pilares o conhecimento. Por isso, investimos em educação e orientação como uma forma de atuar preventivamente”, concluiu.

    No encontro, foi lançado o Relatório de Gestão 2011-2014 do Tribunal de Contas do Estado, com a síntese das principais realizações do período, assinalando os avanços estratégicos alcançados pela Instituição. Acesse a íntegra em http://alturl.com/r92qp.

    A apresentação das ações desenvolvidas durante a audiência foi mediada pelo coordenador da Assessoria de Comunicação Social, Marcos Rolim.

    Conheça alguns números do TCE-RS (2011 – 2014)

    Total de órgãos auditados: 1.263

    Auditorias realizadas: 10.307 auditorias em órgãos municipais e estaduais

    Processos julgados: 57.355

    Atos de pessoal analisados: 81.986

    Medidas cautelares emitidas: 117 (valores envolvidos: R$ 1,1 bilhão).

    Valores auditados nos regimes próprios de previdência: R$ 30 bilhões

    Denúncias recebidas: 22.423

    Algumas auditorias de destaque:

    1. Transporte Público

    2. Educação Infantil

    3. Fundação de Apoio à Socioeducação (Fase)

    4. Concessão de Serviços de Água e Esgoto

    5. IPERGS

    6. Obras da Copa

    7. Folhas de Pagamentos dos 497 Municípios

    Audiências públicas realizadas:

    1. Medidas Socioeducativas em Meio Fechado e o Papel da Fase

    2. A Defesa Técnica no Processo de Contas

    3. Educação Infantil

    4. Atenção à Saúde Básica

    Ações de treinamento interno de servidores: 6.962 participantes

    Qualificação de agentes políticos: 21.352

    Modernização

    Processo eletrônico: até 2019, a tramitação dos processos deve ser totalmente eletrônica, gerando economia e agilidade.

    Investimentos em tecnologia: aquisição de software BI para aperfeiçoar as auditorias, implantação do Google Search para buscas no site, abertura de licitação para compra do carro-conceito.

    Priscila Oliveira - Assessoria de Comunicação Social

    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-rs-presta-contas-sobre-gestao-2011-2014-em-audiencia-publica/158924126

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)