Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE-RS é homenageado pela Câmara de Porto Alegre

    Em alusão aos seus 80 anos, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (3). A homenagem, proposta pela Mesa Diretora, ocorreu durante o período de Comunicações da sessão ordinária após ser aprovada por unanimidade pelos 36 vereadores.

    O presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro, destacou a atuação do órgão de controle no combate à corrupção e ao desperdício. “O TCE-RS mantem um sistema complexo de fiscalização dos recursos, além de desempenhar a importante função de orientação aos gestores. Onde tem interesse público no Estado, lá está o Tribunal de Contas”, disse.

    O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, afirmou que a homenagem representa um dos momentos mais significativos para a Instituição. “Este é um espaço nobre e sagrado, reservado aos detentores da delegação e do mandato popular. Nossas ações reforçam um compromisso em relação à efetivação dos direitos e garantias fundamentais. Não há política pública executada fora das balizas do orçamento. Somos responsáveis para que as ações, as diretrizes, as definições estabelecidas pelo orçamento ganhem materialidade e se efetivem em benefício da sociedade”, afirmou.


    Manifestação do plenário

    Várias foram as manifestações dos vereadores e vereadoras, de todos os partidos. A vereadora Fernanda Melchiona, por exemplo, destacou as diversas iniciativas ligadas às áreas da educação infantil, da transparência e à análise das tarifas do transporte coletivo público. “São ações que, até então, Porto Alegre não tinha presenciado. As auditorias realizadas cotidianamente são, no fundo, parte de uma luta permanente para a promoção dos direitos humanos”, ressaltou.

    Para o vereador João Bosco Vaz, a participação do TCE-RS no cenário político é significativo. "Sempre defendi a ideia de que, quanto mais fortalecidos os órgãos de controle, mais transparência teremos."

    A vereadora Sofia Cavedon citou a importância do Tribunal de Contas para a construção de uma política clara e ética. "Gostaria de parabenizar este órgão público, que classifico como um dos mais importantes para o Rio Grande do Sul." Na mesma linha, o vereador Alberto Kopittke, elogiou a disposição do Tribunal em avaliar os resultados das políticas públicas também na área da Segurança, um tema central para a qualidade de vida de todos.

    O vereador Guilherme Socias Villela, ex-prefeito da capital, lembrou que a fundação do TCE foi um ato de coragem do general José Antonio Flores da Cunha e que, ao longo dos anos, o Tribunal de Contas do RS se firmou como o melhor do País.

    Também participaram da homenagem o 1º e o 2º vice-presidentes do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto e Iradir Pietroski, respectivamente e o Procurador geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, além de diretores e servidores da Instituição.


    Priscila Oliveira - Assessoria de Comunicação Social




    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-rs-e-homenageado-pela-camara-de-porto-alegre/216224864

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)