Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-presidente do Legislativo de Crissiumal tem contas regulares com ressalvas

    Em sessão da 1ª Câmara Especial da última terça-feira (03), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) considerou regulares, com ressalvas, as contas de gestão, referentes ao exercício de 2013, do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Crissiumal, Roberto Bergmann. A decisão não é definitiva, cabendo recurso ao Pleno do Tribunal em 30 dias a contar da publicação no Diário Eletrônico do TCE-RS.

    Seguindo o voto da relatora do processo, conselheira substituta Letícia Ayres Ramos, a Corte decidiu que o ex-administrador deverá ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 8.774,70 , referente ao pagamento de diárias com pernoite sem comprovação. Além disso, o gestor foi multado em R$ 1,2 mil, por inobservância às normas constitucionais e legais reguladoras da gestão administrativa.

    O Tribunal também considerou como não atendido os dispostos nos artigos 48 e 48-A da Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que versam sobre a publicidade de documentos relativos ao orçamento do Município, prestação de contas, despesas e receitas. Na mesma decisao, o TCE-RS determinou que a atual administração da Câmara de Vereadores de Crissiumal informe ao Controle Interno municipal a insuficiente prestação de contas de diárias, para que passe a exigir a devida comprovação documental e também dê ciência ao chefe do Poder Executivo quanto à irregularidade apontada no item 2.2, referente ao não atendimento à totalidade das exigências da Lei da Transparência.

    Acesse aqui o voto e o relatório.

    Saiba mais:

    O que é regularidade com ressalvas?
    É o tipo de decisão proferida em Processo de Contas de Gestão que pressupõe a existência de falhas formais no exercício examinado. Uma vez reconhecida, deve ser oficiado à autoridade administrativa competente para que proceda ao cancelamento da responsabilidade respectiva, na forma do disposto nos artigos 45, § 2º, da Lei Orgânica e 101 do Regimento Interno, ambos do TCE-RS. Essa e outras definições você encontra na aba "Glossário", no portal do TCE-RS.

    Audiodescrição: imagem com fundo verde e, em primeiro plano, detalhe do brasão que aparece ao centro da bandeira do Estado do Rio Grande do Sul.




    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-presidente-do-legislativo-de-crissiumal-tem-contas-regulares-com-ressalvas/260393495

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)