Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Câmara de Arroio do Tigre tem contas regulares com ressalvas

    Em sessão da 1ª Câmara Especial do último dia 13, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) considerou regulares, com ressalvas, as contas de gestão, referentes ao exercício de 2014, do presidente da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre, Marcos Antônio Pasa.

    Seguindo o voto da relatora do processo, conselheira substituta Heloisa Piccinini, o TCE-RS impôs multa de R$1,5 mil ao presidente, valor máximo previsto em lei estadual, por inobservância das normas constitucionais e legais reguladoras da gestão administrativa. A decisão apontou, ainda, o não atendimento aos artigos 54 e 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal nº 101/2000), que versam sobre o relatório de gestão fiscal, e também aos dispositivos da Lei de Acesso a Informacao – LAI (Lei Federal nº 12.527/2011). O atual administrador deverá cumprir integralmente a normativa da LAI, sob pena da negligência refletir de modo negativo em julgamento futuros das contas de gestão.

    Além disso, o Tribunal pediu a cientificação dos titulares dos Poderes Executivo e Legislativo sobre a obrigatoriedade da emissão quadrimestral do Relatório de Gestão Fiscal de ambos os Poderes, enquanto perdurar o excesso com o percentual da despesa com pessoal do Executivo, que se encontra acima do estabelecido pela Lei Complementar Federal nº 101/2000.

    A Corte também advertiu o gestor para que adote providências necessárias para que não ocorram reincidências das falhas apontadas no processo e determinou ao responsável pelo Controle Interno do Município que dê ciência dessas decisões aos representantes e futuros administradores do Legislativo Municipal de Arroio do Tigre, sob pena de responsabilidade solidária.

    A decisão não é definitiva, cabendo recursos a partir da publicação no Diário Eletrônico do Tribunal.

    Acesse aqui o voto e o relatório.

    Audiodescrição: imagem com fundo azul e, em primeiro plano, detalhe do brasão que aparece ao centro da bandeira do Estado do Rio Grande do Sul.




    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-camara-de-arroio-do-tigre-tem-contas-regulares-com-ressalvas/353343048

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)