Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rigotto Afirma Que Sociedade Exige Ética na Polítca e Eficiência Nas Políticas Públicas

    O governador Germano Rigotto afirmou que, assim como no plano pessoal, também as instituições da sociedade - poderes de estado e administração pública - precisam de mecanismos de controle interno e externo. A manifestação ocorreu hoje, durante a abertura do XXIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil e I Congresso Internacional dos Sistemas de Controle Externo Público, que se realiza no Hotel Serrano, em Gramado. Rigotto lembrou que quando Montesquieu refletiu sobre os poderes de Estado cuidando de separá-los, tinha em vista exatamente essa função de recíproco controle externo. "Mas as instituições continuaram evoluindo, as funções de Estado não são mais apenas três, se tornaram cada vez mais complexas e outros mecanismos de controle passaram a ser necessários", acrescentou. Em sua manifestação Rigotto reiterou a convicção de que a existência dos Tribunais de Contas e dos instrumentos institucionais de controle externo são uma simultânea exigência da natureza humana, da vida social e das instituições dos povos democráticos.O governador destacou a permanente exigência de transparência e ética no Governo do Estado. "Nosso governo cuida com extremo zelo de conduzir os negócios do Estado, as políticas públicas e a administração sob o império da lei e mediante os mais rígidos padrões de conduta. É de nosso dever assim agir", afirmou. O governador afirmou também que é determinação à equipe de governo não permitir "cantos escuros nem varreduras para baixo do tapete". Disse que foram criados mecanismos de controle interno que funcionam de forma competente e eficaz. "Constituímos vários conselhos de alto nível para aprimorar e conferir crescente qualidade ao gasto público. Nossas dificuldades orçamentárias têm causas históricas e causas externas ligadas à crise da Federação brasileira e à impropriedade da ordem tributária nacional.", advertiu. Apesar dos mecanismos internos de governo, Germano Rigotto disse que é fundamental o funcionamento de instrumentos externos. Falando diretamente aos participantes do congresso, o governador afirmou: "Precisamos de seu trabalho técnico e de seu discernimento. Louvo, por isso, a ação que desenvolve o nosso Tribunal de Contas, seus técnicos, conselheiros, procuradores e o ministério público especial". Para o governador, a atuação dos tribunais concentra grande expectativa pois "a sociedade brasileira clama por ética na política, por eficácia e eficiência nas políticas públicas, por rigor nos mecanismos de controle que custeia, por firme aplicação dos códigos e por justiça em todas as suas dimensões".

    • Publicações4649
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rigotto-afirma-que-sociedade-exige-etica-na-politca-e-eficiencia-nas-politicas-publicas/1518873

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)